Young Man With a Horn é um disco gravado por Miles Davis pela Blue Note Label em 1952 (o único disco gravado por ele oficialmente neste ano), o primeiro dos 3 discos de 10 polegadas gravados dele com o selo da Blue Note.
O disco conta com Miles Davis no trompete, Jay Jay Johnson no Trombone, Jackie McLean no Sax Alto, Gil Coggins no piano, Oscar Pettiford no baixo e Kenny Clarke na bateria.
Pode-se dizer que é um disco que ajudou a colocar cimento na muralha que constituiu a carreira de Miles Davis, tanto que este disco foi sendo relançado em diversos formatos, ao longo dos anos, desde então. Temos a regravação dele em 1956 em Lps de 12 polegadas, feito de forma comemorativa, depois que Miles foi eleito melhor trompetista pela Down Beat, revista americana (de Chicago) dedicada a Jazz. Temos também o lançamento pela Vogue Records na França e na Espanha e a reedição em 1999 em sua forma original (LP de 10 polegadas) no Japão pela Toshiba-EMI.
Podemos ter certeza que esse disco será relançado mais e mais vezes angariando mais e mais apreciadores.
É um disco agradabilíssimo, a primeira vez que eu ouvi passei uma tarde inteira ouvindo-o repetidas vezes, sem enjoar.
As peças tocadas são "Dear Old Stockholm", originalmente uma canção folk sueca que também já foi gravada por Stan Getz, Paul Chambers e John Coltrane. Em seguida temos "Woody 'n' You", uma canção original do trompetista Dizzy Gillespie escrita em homenagem ao seu colega Woody Herman. "Yesterdays" (que também está presente na coletânea Ballads and Blues) encerra o lado A do disco, uma canção de 1933 composta por Jerome Kern, originalmente com letra de Otto Harbach (obviamente temos aqui uma versão instrumental). Indo ao Lado B temos "Chance it", também conhecida pelo nome "Max Is Making Wax" de Oscar Pettiford e creditada a Miles Davis. "Donna", também conhecida como "Dig", composta por Miles Davis e, finalmente, "How Deep is the Ocean" (também presente em Ballads and Blues) de Irving Berlin, compositor russo-judeu naturalizado estadunidense, dono de diversas peças musicais importantes na história da música americana.
Todas as peças tocadas neste disco foram inicialmente emitidos como Singles, exceto "How Deep is the Ocean".
Mais um disco que mostra por que Miles Davis é Miles Davis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário