domingo, 9 de agosto de 2015

Uma pausa para falar do filme Whiplash


Farei uma pausa para comentar um filme que acabei de ver com um ano de atraso: Whiplash de Damien Chazelle.

O Whiplash é um filme genuinamente sobre masculinidade como há muito tempo eu não via, talvez o filme mais "masculino" desde o Clube da Luta.

Todo o desenvolvimento do personagem Andrew Neyman é um rito da masculinização. O jovem tímido e filhinho do papai, que tem medo até mesmo de fazer contato olho a olho vai, progressivamente, aprendendo o valor da atitude, da agressividade e do confronto (chegando até mesmo ter uma luta corporal com o seu tutor). Ele aprende o valor e o significado libertador de tomar as rédeas e conduzir a própria vida (como conduz a banda no final do filme).

O seu professor, Terence Fletcher, um homem musculoso e de formato fálico, através de humilhações e postura militar, conduz seus alunos (incluindo Andrew) a superar seus limites.


Num mundo cada vez mais propenso a se livrar da culpa, pendendo cada vez mais a sessões de psicanálise e o conforto de desculpas convenientes, a postura de Fletcher em Whiplash é um verdadeiro soco no estômago. O filme simboliza um refúgio e um lócus propício para a construção da masculinidade. Um antídoto para a "sensibilidade" e "feminilização" excessiva do homem, apresentando aspectos há muito esquecidos de competição, violência, combate, rituais de treinamento, exaustão física (e espiritual), sacrifício, disciplina, desafio, provocação e controle absoluto de si e das técnicas. Onde o corpo se transforma em expressão de signos de atributos ideais e de perfeição.

Terence Fletcher dá uma ótima explicação para o sumiço repentino de gênios como Buddy Rich, não exigimos e temos a aversão a perfectibilidade.


Whiplash é muito mais do que um filme sobre Jazz. É um filme sobre homens. Nota 11.
Para finalizar o artigo, um solo de bateria de Buddy Rich, de uma época onde se tocava Jazz como homens.


Há um ótimo vídeo sobre masculinidade do Padre Paulo Ricardo. Vale muito a pena assistir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário