terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Buddy & The Juniors - Buddy Guy (1970)


Lançado em 1970 Buddy & The Juniors é o que podemos chamar de ontológico.
As músicas ao longo de todo disco seguem sempre com no máximo 3 instrumentos ao mesmo tempo, nada mais do que isso (e nem precisa).
Intimista, Buddy Guy se junta com os "Juniors", Junior Mance e Junior Wells, para tocar um Blues e é só isso. O que esse disco tem de simples tem de envolvente e viciante.
Logo na primeira faixa você nota o clima de descontração entre os 3 cavaleiros, Talkin' 'Bout Women Obviously, tem coisa melhor para começar um assunto (especialmente os musicais) do que "falar sobre mulheres, obviamente". A música é quase toda tocada com violão e acompanhamento da gaita de Junior Mance, que dá o tom nas músicas.
Riffin', a segunda faixa, mostra toda a criatividade de Buddy Guy em desenhar linhas belíssimas em seu violão.
O disco segue com Buddy Blues e escancara por que Junior Wells é considerado um dos maiores pianistas do Jazz.
A quarta faixa é uma versão muito bem executada de uma das maiores músicas do Blues, Hoochie Coochie Man de Willie Dixon.
A quinta faixa, Five Years, com um andamento mais lento, conseguimos notar o entrosamento perfeito entre as cordas de Buddy, o piano de Wells e a melodiosa gaita de Mance.
Rock Mama, uma ótima música onde percebemos com mais clareza os acordes de Buddy e a gaita de Mance, que torna-se mais estridente.
O disco termina com a dançante Ain't No Need, num clima de confraternização total.
Trata-se de um disco minimalista, com poucos instrumentos e totalmente envolvido num clima de "vamos tocar lá em casa", como uma Jam Session entre velhos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário