sábado, 27 de dezembro de 2014

Miles Davis with Sonny Rollins (1954)



Miles Davis with Sonny Rollings é um LP lançado em 1954 pela Prestige Records e gravado em Nova Jersey, no estúdio particular de Rudy Van Gelder, um engenheiro de som especializado em jazz. É um daqueles discos que se tornaram um marco na história do Jazz, sem dúvida.

O disco é tocado pelo quinteto; Miles Davis no trompete, Sonny Rollins no sax tenor, Horace Silver no piano, Percy  Heath no baixo e Kenny Clarke na bateria.

Esse disco lança, como uma catapulta, a carreira de Sony Rollins. Três das quatro músicas são composições próprias do saxofonista, Airegin, Oleo e Doxy. Em sua autobiografia, Davis diz que Rollins estava escrevendo as músicas em pedaços de papel no estúdio durante as sessões de gravação dos discos anteriores.

A única música que não é de Sony Rollins nesse disco é But Not for Me, uma composição de George Gershwin e Ira Gershwin, e que está presente no disco em 2 diferentes versões.

As músicas desse disco se tornaram um sucesso.

A primeira música, Airegin, é considerada um "Jazz Standard". Um standard é um tema de jazz que é amplamente conhecido, e que por isso se torna parte do repertório básico de muitos jazzistas.

Ela foi gravada novamente por Miles Davis no Cookin' with the Miles Davis Quintet de 1956. Em 1960 foi gravada pelo guitarrista Wes Montgomery no seu disco The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery (também com Percy Heath no baixo). Outro guitarrista de Jazz que também gravou a música foi Grant Green, em seu disco Nigeria, de 1962. Uma versão com letra composta por Jon Hendricks apareceu em 1958, interpretada pelos trio vocal Lambert, Hendricks & Ross no álbum The Swingers! e em 1985 no disco Vocalese do The Manhattan Transfer. Hubert Laws, um grande flautista de Jazz, juntamente com o lendário baterista Steve Gadd, gravou essa composição duas vezes, uma em 1964 no disco Color Him Wild e outra em 1977 no disco New Vintage. Uma outra versão dessa música também foi gravada por Sonny Stitt (lendário saxofonista) e pelo organista Don Patterson no disco Prestige Funk You! de 1969.

A segunda faixa do disco, Oleo, também não fica atrás. Ela apareceu em diversos repertórios posteriores de Miles Davis. Podemos destacar a execução dela ao vivo em 1958 junto com John Coltrane, no famoso 1958 Miles e, novamente em 1973 no Jazz at the Plaza (também com Coltrane).
Outros artistas que fizeram gravações notáveis da peça incluem Bill Evans, Eric Dolphy, Lee Konitz, Jeff Sipe, Pat Martino, e Larry Coryell.

But Not for Me é uma canção popular, também muito conhecida.
Ela foi escrita para o musical Girl Crazy, de 1930.
A música já esteve presente no filme Manhattan, de Woody Allen, 1979, e também no filme Harry e Sally - Feitos um para o outro, 1989, do diretor Rob Reiner. Também já foi gravada por gente de nível, como Billie Holiday, Chet Baker, Sammy Davis Jr., Frank Sinatra, Judy Garland e Sarah Vaughan.
As duas versões de Miles e Sonny Rollins presentes neste disco mostra todo entrosamento do quinteto e todo swingado que lhes é particular.

Doxy, a última música do disco, tornou-se também um Standard. Ela foi escrita por Sonny Rollins durante sua escala na Inglaterra em uma turnê européia.

Resumindo, o disco mostra as habilidades musicais e de composição de Sonny Rollins, e evidencia bem por que ele era o saxofonista preferido de Miles Davis.

Miles Davis não apenas atuou no Jazz como grande músico, mas também um grande descobridor de talentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário